Bem vindo(a)!

História da Informática

História da Informática


O termo informática vem das palavras Informação + Automática, é a ciência que transforma dados em informação, capaz de produzir conhecimento e sabedoria. 

Pela figura acima percebe-se que um Dado é algo descontextualizado, solto, sem estar atrelado a um contexto que lhe dê sentido (no exemplo acima, é o valor -15000). Se aplicarmos os dados em um contexto, produziremos algo que tenha sentido, como Saldo = -R$ 15.000,00, gerando-se uma Informação. Através da informação, gera-se conhecimento (saldo negativo, estou endividado :(  ). Com esse conhecimento, utiliza-se a sabedoria para resolver problemas reais, como eliminar a dívida, no exemplo.
A Informática trata-se basicamente de gerar e disponibilizar informação automática. Mas com que instrumentos se faz isso? Como surgiram os computadores? É o que veremos a seguir.

Antes de avançarmos, você já se perguntou: 

O que é um Computador
Falando em termos práticos, Computador é o instrumento capaz de computar. Por computar entende-se o ato de calcular. Assim, qualquer instrumento capaz de calcular é considerado um Computador:

Por isso, consideramos que Celulares, Televisores Smart's, Notebooks, etc. se enquadram na categoria Computadores.

A Evolução dos Computadores Eletrônicos

Costuma-se dividir a evolução dos computadores por meio de Gerações, de acordo com os componentes básicos de cada uma.
1ª Geração de Computadores
(1930- 1957)

Essa Geração é caracterizada pelo uso de Válvulas à vácuo, utilizando tambores magnéticos para armazenamento de dados.
Válvulas.
O primeiro computador realmente funcional foi o Mark I. Ele foi desenvolvido nos EUA (Marinha, Universidade de Harvard e IBM) e de certa forma, foi a realização do projeto Máquina Analítica de Babbage. Ocupava 120m2 , tinha milhares de engrenagens e fazia muito barulho. Uma multiplicação de um número de dez dígitos chegava a demorar 3s. 

MARK I
Já o ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Calculator) foi o primeiro computador digital eletrônico, com dezoito metros de comprimento por dois metros e meio de largura (1/3 da área de um campo de futebol), composto por dezoito mil válvulas e pesava trinta toneladas. Possuía capacidade para reter em memória setenta e quatro números de vinte e três algarismos, ou 5000 adições ou 300 multiplicações por segundo.
Foi criado por Jonh Mauchly e Jonh Presper Eckert que o projetaram para o exército dos EUA com a finalidade de cálculo da trajetória de projéteis, sendo 1000 vezes mais rápido que o MARK-I.
ENIAC
O ENIAC é baseado no Modelo de Jonh Von Neumann, que formalizou o projeto lógico de um computador, sugerindo que as instruções fossem armazenadas na memória do computador. (antes as mesmas eram lidas de cartões perfurados e executadas, uma a uma). A ideia deu tão certo que a maioria dos computadores de hoje em dia segue ainda o modelo proposto por Von Neumann.

Curiosidade: O primeiro bug da história
A palavra bug (inseto em inglês) é empregada atualmente para designar um defeito, geralmente de software. Mas sua utilização com este sentido remonta a esta época. Conta a história que um dia o computador apresentou defeito. Ao serem investigadas as causas, verificou-se que um inseto havia prejudicado seu funcionamento. A foto abaixo, supostamente, indica a presença do primeiro bug.

2ª Geração de Computadores 
(1956 – 1965)
A segunda geração de computadores foi marcada pela substituição da válvula pelo transistor. O transistor revolucionou a eletrônica em geral e os computadores em especial. Eles eram muito menores do que as válvulas a vácuo e tinham outras vantagens: não exigiam tempo de pré-aquecimento, consumiam menos energia, geravam menos calor e eram mais rápidos e confiáveis. No final da década de 50, os transistores foram incorporados aos computadores. A invenção do Transistor foi decisiva para a diminuição dos computadores e influenciou na construção das naves computadorizadas que levaram o homem à lua!
Os transistores são feitos de Silício e são componentes semicondutores, sendo cerca de 200 vezes menores que as válvulas, possuírem milhares de vezes maior poder de processamento que elas e serem cerca de 100 vezes mais econômicas.
UNIVAC I (UNIVersal Automatic Computer I, Computadora Automática Universal I)
Primeiro Computador Transistorizado Comercial
3ª Geração de Computadores
(1964-1977)
A terceira geração de computadores é marcada pela utilização dos circuitos integrados, feitos de silício. Também conhecidos como microchips, ou simplesmente chips, eles são construídos integrando um grande número de transistores, o que possibilitou a construção de equipamentos menores e ainda mais baratos.
Circuito Integrado, ou CHIP.
Um computador que representa esta geração foi o IBM’s System/360, voltado para o setor comercial e científico. Ele possuía uma arquitetura plugável, na qual o cliente poderia substituir as peças que dessem defeitos. Além disso, um conjunto de periféricos eram vendidos conforme a necessidade do cliente.
IBM 360
Nessa época começaram a surgir os primeiros concorrentes à IBM, como a Apple, que iniciou suas produções de Computadores Pessoais com o Apple I, numa garagem da casa de seu sócio-fundador, Steve Jobs, ajudado por seu amigo e gênio da computação Steve Wozniack.
APPLE I.
Nesse período também surgiram as primeiras linguagens de programação de alto nível, que são aquelas mais "parecidas" com as línguas naturais, como o Cobol e Fortran.

4ª Geração de Computadores 
(1977-1991)
Os computadores da quarta geração são reconhecidos pelo surgimento dos microprocessadores, que são as unidades centrais de processamento, ou Central Processing Unit - CPU. Os sistemas operacionais como MS-DOS, UNIX, Apple’s Macintosh foram desenvolvidos. Discos rígidos eram utilizados como memória secundária. Impressoras matriciais, e os teclados com os layouts atuais foram criados nesta época.
Desenvolvimento em larga escala dos computadores pessoais (Personal Computer ou PC), cujos componentes de processamento estavam na Escala de Integração VLSI: Very Large Scale Integration.
IBM PC. Computador VLSI de 4ª geração.
5ª Geração de Computadores
(1991 - Atualmente)
Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de transistores. Nesta geração surgiram as arquiteturas de 64 bits, os sistemas distribuídos em nuvem, os processadores que utilizam tecnologias RISC e CISC, discos rígidos com capacidade superior a 1000 GB (1 TeraByte), discos de estado sólido, pen-drives com mais de 64GB de memória, leitores de discos Blu-ray e muito mais.
Computador Atual.
Bem, esse é o começo do início! Em termos de informática, tudo está em constante evolução e as tecnologias se desenvolvem muito rapidamente. Continue nos acompanhando, compartilhe o conteúdo e volte sempre!

Comentários