Bem vindo(a)!

Classificação de Softwares

Classificação de Softwares


Os computadores, para funcionar corretamente, precisam de dois componentes principais: o hardware, que é composto pelas peças físicas da máquina (monitor, gabinete, teclado, mouse, etc.) e o software, que é sua parte lógica, quer dizer, são os programas e dados do computador. Mas, para que possamos utilizar um programa, temos de ter uma licença para seu uso, podendo o software ser livre, proprietário ou comercial.

Software Livre, Software Proprietário e Software Comercial


Software Proprietário é um software que é licenciado com direitos exclusivos para o produtor. Para fazer uso ou qualquer alteração no programa (quando possível) é necessário a compra de uma licença. Alguns dos mais conhecidos softwares proprietários são o Microsoft Windows, o Microsoft Office, o RealPlayer, o Adobe Photoshop, o Mac OS, o WinZip, entre outros.

Software Livre, segundo a definição da Free Software Foundation, é qualquer programa que possa ser utilizado, copiado, estudado e redistribuido sem restrições. O Software livre respeita os direitos dos utilizadores permitindo que partilhem com outros o que aprenderam, já respeitante ao lucro, não se opõem ao software vendido almejando lucro (software comercial) desde que respeitem o copyleft.

Software comercial é um software criado com o objetivo de gerar lucro para a empresa que o criou seja pela venda de licenças ou pela utilização de anúncios no programa. O programa é considerado um software comercial pois embora seja propriedade da produtora e consequentemente, de código fechado, ele gera lucro para a empresa através dos diversos anúncios presentes no programa. Ex.: Facebook.

Licenças e tipos de distribuição de software


  • Freeware: Freewares são softwares gratuitos, geralmente para pessoas físicas, havendo uma versão paga para uso corporativo. Geralmente propagandas ou patrocinadores mantém o projeto vivo.
  • Shareware: São softwares que apenas funcionam por um determinado período de tempo (chamado período de avaliação) e depois o usuário deve decidir se adquire ou não o produto.
  • Demo e Trial: Versões demo e trials são versões limitadas. As versões demo são relacionadas a jogos e geralmente são versões incompletas, mais curtas do jogo para que o jogador veja se gosta do jogo, do seu universo e jogabilidade. Versões trial funcionam quase da mesma maneira, os programas funcionam mas não de maneira completa, geralmente não salvando ou exportando os trabalhos realizados por completo, para utilizar todo o seu potencial o usuário deve comprar o software completo ou apenas a sua licença.
  • Beta: Versões ainda em desenvolvimento ou em desenvolvimento constante (como o Gmail e outras aplicações do Google). Após a versão beta é lançada uma versão RC (Release Candidate) que é a última versão antes do lançamento oficial do software.
  • Adware: São programas que vem junto com outros programas, como banners e barras de pesquisa. O adware pode ser uma limitação de um programa shareware, exibindo propagandas e outros tipos de anúncio para sustentar o projeto. O banner é removido depois de comprada a licença.
  • Opensource, GPL e GNU: É uma distribuição livre, de código-fonte aberto e disponível gratuitamente para download. O usuário tem total liberdade para fazer suas próprias alterações e posteriormente os desenvolvedores poderão utilizar esse código no projeto seguindo o mesmo padrão GPL (GNU Public License) que é o formato padrão Open-source.
  • Malware: Do inglês, Malicious Software. O termo é utilizado para designar programas que tem como objetivo invadir e danificar sistemas como vírus e cavalos-de-tróia.
  • Spyware: Software que tem como objetivo monitorar as atividades do usuário e coletar suas informações.


Existem ainda inúmeros tipos de distribuição como o Bookware que consiste em comprar um determinado livro do autor para que o software se torne legítimo. Alguns desenvolvedores, para ampliar suas coleções pessoais ou hobbies, desenvolveram o Postcardware e o Stampware em que o usuário envia uma carta ou cartão postal e o desenvolvedor envia uma licença ao usuário ou registra o seu software remotamente.

Software de sistema e software aplicativo

Sistemas Operacionais
Software de sistema são programas de computador de baixo nível (interagem com o computador num nível muito básico, "próximo" ao hardware, ou seja, em linguagem de máquina). Podemos citar como exemplos o Sistema Operacional, o firmware (um exemplo de firmware é a BIOS do computador), controladores de dispositivos e a interface gráfica que permite ao utilizador interagir com o computador.
Aplicativos.
Fonte: gizmodo.com
Software aplicativo (conhecido como aplicativo ou app) é um software que permite ao utilizador realizar uma tarefa especifica. Podemos citar vários exemplos como o Microsoft Office, Internet Explorer, Adobe Photoshop, navegadores, etc.

Os softwares podem ainda ser classificados quanto à plataforma, podendo ser desktop ou móveis.

Curtiu? Não esqueça de comentar, compartilhar e conferir os demais artigos. Sua presença é o nosso pagamento. Até mais!

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_aplicativo.

Comentários