Bem vindo(a)!

Aplicativos


Aplicativos

Um Aplicativo é um software com capacidade de executar determinadas funções específicas, tarefas ou atividades aplicadas em benefício do usuário.
Um software aplicativo precisa de um computador com um Sistema Operacional funcionando para que possa ser instalado.
Camadas Computacionais
Há diversos tipos de Aplicativos:

  • Aplicativos de Escritório: Conjunto integrado de aplicativos voltados para as tarefas típicas de escritório, tais como editores de texto, editores de planilhas, editores de apresentação (slides), agenda de compromissos, contatos, entre outros. Visam a dinamizar as tarefas do dia-a-dia de um escritório. Os mais conhecidos pacotes são:
    • Microsoft Office (licença comercial),
    • OpenOffice (licença gratuita) e 
    • Google Docs (online, permite edição colaborativa) que juntam processadores de texto, planilhas, apresentação e etc.
  • Navegadores Web: Um navegador de rede, navegador web, navegador da internet ou simplesmente navegador (em inglês: Web browser, browser), é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos HTML hospedados em um servidor da rede. Exs.: Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge.
  • Gerenciadores de e-mail: Um cliente de correio eletrônico (em inglês, e-mail client) é um programa que permite enviar, receber e personalizar mensagens de correio eletrônico. Ex.: Microsoft Outlook Express (Windows), Apple Mail (Macintosh) e Kmail (Linux).
  • Reprodutores de Mídia (Players): Um reprodutor de mídia é um programa de computador que reproduz arquivos multimídia de um ou de diversos formatos: MP3, WMA, WAV, MPEG, AAC, VCDs, DVDs etc. Alguns dos reprodutores mais conhecidos são: Silverjuke, BSplayer, Media Player Classic, PowerDVD, MPlayer, Windows Media Player, Winamp, Real Player, iTunes, VLC Media Player, Gom Player e The KMPlayer. Também reproduzem vídeos além de músicas, geralmente vídeos no formato AVI, WMW, WMV, OGV E MPG.
  • Visualizadores de Arquivos: é um software aplicativo que permite ao usuário a visualização de arquivos, como por exemplo, imagens (jpg, png ou gif, dentre outras extensões) ou até mesmo áudios (mp3, ogg, wav) e vídeos (mp4, wmv, etc). Ex.: Microsoft Photos, FastStone Image Viewer, Irfanview.
  • Aplicativos gráficos: São conjuntos de softwares que permitem edição de imagens e vídeos de forma profissional. Exs.: Corel Graphics Suite (Windows), Adobe (Windows), Gimp (Linux). 
  • Anti-Malwares: São aplicativos cuja principal função é proteger a máquina de softwares maliciosos, como vírus, trojans e worms. Pode ser conter anti-spywares, anti-adwares, firewalls, dentre outros. Exs.: AVG, Avast, Kaspersky.
  • Redes Sociais: São aplicativos que permitem às pessoas conectarem-se umas às outras, permitindo a troca de mensagens, postagens, fotos e vídeos. Ex.: Facebook, Instagram, Twitter.
  • IDE's.: do inglês Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado, é um programa de computador que reúne características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software com o objetivo de agilizar este processo. Ex.: Android Studio, Dev c++, IntelliJ.
  • Aplicativos para telefonia e videoconferência: aplicativos de telefonia são soluções que utilizam da tecnologia da internet para realizar chamadas de voz entre dois computadores (ou dois IPs diferentes). Com a evolução da tecnologia temos essas soluções também presentes em outras plataformas como Smartphones e tablets. Ex.: Facetime (Apple), Skype (Windows).
  • CAD: Desenho assistido por computador ou CAD é o nome genérico de sistemas computacionais utilizados pela engenharia, geologia, geografia, arquitetura e design para facilitar o projeto e desenho técnicos. Ex.: AutoCAD, Gogle SketchUp.
  • Jogos: São aplicações cujo objetivo é entreter o usuário. Pode m ser do tipo monousuário ou colaborativo, onde vários jogadores interagem em um mesmo ambiente. Ex.: GTA, Need for speed, Free fire.
São muitas as aplicações que podemos utilizar hoje em dia em nossos modernos equipamentos de informática. Graças ao desenvolvimento de hardware acelerado, o software também pode se desenvolver rapidamente e em continuo aprimoramento.

Gostou? Continue nos acompanhando e deixe seu comentário. Até mais!

Comentários