Bem vindo(a)!

Como o Computador processa informações


O Computador possui duas partes essenciais, o hardware e o software, que se complementam para formar um dispositivo completo e funcional, a ser utilizado pelo usuário, ou peopleware.
Abordaremos aqui a parte ideal do computador, ou seja, os programas. Mas, o que vem a ser um software?

Como o computador processa as informações: Sistema Binário

Bem, para responder isso, temos que imaginar como um computador funciona, ou melhor dizendo, como ele processa os dados, transformando-os em informações.
Inicialmente, temos de entender que o computador é uma máquina. Isso quer dizer que ela não é orgânica, sendo que precisa ser programada para realizar determinadas tarefas. A matéria-prima utilizada pelos sistemas de computação é a energia elétrica. Costuma-se dizer que um computador não passa de uma lâmpada inteligente 😮. Mas como assim?!? Olha, um computador, como uma máquina eletro-eletrônica que é, "entende" dois estados: Ligado ou Desligado, e atribui um valor a cada um deles: 1 para ligado e 0 para desligado. E pronto! Baseado nesse sistema de dois caracteres, chamado por isso de Sistema Binário, e é assim que o computador processa os dados transformando-os em informações.

 Estamos acostumados com o Sistema Decimal, que possui esse nome por possuir dez algarismos: 0, 1,2,3,4,5,6,7,8 e 9. O que um computador faz é transformar um número em decimal para binário e vice-versa. Assim, o próximo passo para que a máquina consiga rodar programas é processar algoritmos computacionais. Ou seja, você precisa entender o que realmente são softwares. Softwares são compostos por algoritmos.

Algoritmos

Algoritmo é uma sequência de passos bem definida e finita que transforma entradas (dados) em saídas (informações). Para entender melhor, pense no caso de um bolo. O que é necessário para que você ensine uma pessoa a fazer um bolo? Exatamente, uma receita, além dos ingredientes. Assim, a pessoa, munida dos ingredientes, como farinha de trigo, leite, ovos, etc. os mistura, colocando para assar, obtendo assim como resultado o bolo pronto. Comparando, os ingredientes seriam os dados (entradas), a receita seria o algoritmo e o bolo pronto seria o resultado (saídas).
No exemplo acima, os ingredientes seriam as entradas (dados). O modo de preparo seria o algoritmo, que é a manipulação desses dados, seguindo uma sequência lógica, que gera um resultado, uma saída (o pão).

Dessa forma, o que o computador faz não é "inteligente", pois trata-se de uma máquina que tem que ser programada para que funcione corretamente. Ou seja, o computador precisa dos programas, que são uma espécie de mistura de dados (informados pelo usuário) e algoritmos (desenvolvidos pelos programadores), para funcionar. Vamos conhecer mais sobre os programas que são essenciais em qualquer computador eletrônico moderno, os Sistemas Operacionais.

Sistemas Operacionais

Conforme explicamos no Artigo História da Informática, no início os programadores tinham que operar os primeiros computadores diretamente em linguagem de máquina, o que tornava seu uso restrito a apenas pessoas que sabiam muuuuuito de informática. Isso mudou quando o cientista da computação Jonh Von Neumann, que formalizou o projeto lógico de um computador, sugeriu que as instruções fossem armazenadas na memória do computador. (antes as mesmas eram lidas de cartões perfurados e executadas, uma a uma). A ideia deu tão certo que a maioria dos computadores de hoje em dia segue ainda o modelo proposto por Von Neumann. Surgiu então a ideia de desenvolver um programa que "conversasse" com a máquina e que oferecesse um modo mais amigável para que usuários pudessem interagir com o computador. Essa interface entre o hardware e o usuário é justamente o Sistema Operacional.
O Sistema Operacional possui esse nome não porque ele opera o micro (isso é papel do peopleware), mas sim por que torna muito mais acessível a sua operação por usuários sem conhecimento avançado em informática.
Outros programas fundamentais para um computador são os driver's, os aplicativos e os utilitários. Falamos muito mais sobre todos esses programas aqui. Confere lá, continue nos acompanhando e compartilhe com seus amigos!

Comentários