Bem vindo(a)!

Como ser aprovado(a) em Concursos Públicos.


Responda sinceramente a essas perguntas:
Você gostaria de conseguir estabilidade financeira em sua vida? 
Gostaria de ganhar um salário que nunca vai diminuir, depositado mensalmente em sua conta bancária, para o resto de sua vida?
Gostaria de ser reconhecido por fazer seu trabalho?
Se respondeu sim a uma ou mais perguntas acima, me acompanhe nesse artigo. Ele é pra você.


Existe um caminho para que você consiga estabilidade financeira, reconhecimento profissional, ótimo ambiente de trabalho. Chama-se CONCURSO PÚBLICO. É por meio dele que os órgãos públicos buscam profissionais para exercer suas atividades. Para entender melhor, perceba que o Brasil é dividido em Estados, que por sua vez, são formados por Municípios. 
Divisão do Brasil em entes federativos.

Esses entes federativos (União, Estados e Municípios) são divididos em 3 poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário (exceto os municípios, que não possuem poder judiciário): 

Cada um desses poderes, em cada ente federativo, é composto por diversos órgãos públicos para que possa realizar os serviços públicos. E cada órgão público é dividido em outras partes (departamentos, secretarias, regionais, etc). Veja o exemplo de divisão (organograma) de uma Prefeitura:

Órgãos de uma Prefeitura.

O mais interessante é que cada departamento, de cada órgão, de cada poder, de cada ente federativo, NÃO PODE CONTRATAR QUEM QUISER, MAS SIM PERMITIR A TODOS QUE PARTICIPEM DEMOCRATICAMENTE DE UMA SELEÇÃO. Essa maneira de selecionar pessoas para atuarem nos órgãos públicos é justamente o CONCURSO PÚBLICO.
Trata-se de uma forma democrática de ingresso no serviço público. Assim, há cargos que exigem formação em nível fundamental, médio, técnico ou superior. Há cargos em que o servidor trabalhará 6h diárias, sendo que em outros, 8h por dia. Outros exigem formação específica. A boa notícia é que assim que o órgão identifica a necessidade de contratar pessoas, ela produz um documento oficial que contém todas essas informações e lança um EDITAL.

Exemplo de quando uma Prefeitura lança um EDITAL.
No Edital, lançado por todos os órgãos, de todos os entes federativos de todo Brasil, todos os anos, constam as diversas informações sobre o concurso, como o órgão que está contratando, a descrição dos cargos, a quantidade de vagas, as cidades de realização das provas, o conteúdo programático (as matérias que irão "cair" na prova), o cronograma (as datas dos principais eventos do concurso) e a BANCA.

Bancas organizadoras de Concursos Públicos.
A Banca é a organizadora do Concurso. O órgão público contrata-a, para que organize e realize as provas, tudo de forma segura e de maneira a garantir que seja realizado de maneira mais honesta e transparente possível. 
Pronto! Agora que você já sabe como funciona esse negócio chamado de "concurso público", chegou a hora de responder como conseguir uma dessas vagas. Continue lendo, vai valer a pena.

Costumo dizer que o Concurso Público é um JOGO. Isso mesmo. E assim que você decide virar um participante, você tem exatamente a mesma chance de "ganhar" do que todos os outros. Só depende de você. Mas, todo jogo tem suas regras. As do Concurso Público estão no Edital. Tudo começa com sua DECISÃO de "jogar" e NÃO PARAR até que tenha conseguido alcançar sua vaga. Agora, saiba que você pode contar com "ajuda profissional". Treinadores que conhecem bem o jogo e que podem te mostrar os melhores caminhos e jeitos de caminhar.


Aqui na Descomplica Capacitação você receberá o acompanhamento necessário para que você consiga alcançar a tão almejada vaga! Isso porque é essencial que você tenha o melhor material de estudo. Um conteúdo elaborado por professores capacitados e experientes, direcionado à banca do concurso escolhido e baseado no edital.
E só aqui na Descomplica você terá um material que parece "conversar" com você, fórum de dúvidas, respostas por e-mail, enfim, tudo que você precisa para ser aprovado(a). 
Conheça os mais recentes concursos AQUI.
Até a nomeação.


Comentários