Bem vindo(a)!

Sistemas Operacionais

Diversos Sistemas Operacionais Modernos
Fonte: https://blog.profissionaislinux.com.br/linux/sistemas-operacionais-os-melhores/

Sistemas Operacionais

O Sistema Operacional é o principal software de uma máquina. Isso porque o computador, como uma máquina eletro-eletrônica que é, só entende dois estados, ligado e desligado (justamente os dois estados da eletricidade. Pense em uma lâmpada, elá só pode estar em um desses dois estados num determinado momento), atribuindo 0 (zero) ao primeiro e 1 (um) ao segundo estado.
Dessa forma, é necessário um programa que "converse" com a máquina, levando a ela os pedidos (ou solicitações) do usuário, para que sejam processados (convertidos em 0's e 1's) e então atendam ao pedido de quem está usando a máquina. Esse programa é o Sistema Operacional. Dessa forma, há diversos sistemas operacionais, ou S.O's, disponíveis atualmente. Para conhecermos melhor esses programas fundamentais, precisamos compreender um pouco sobre as Interfaces e sobre as palavras do processador.

Interfaces

Interfaces de Texto
No início da popularização dos microcomputadores, a interface (modo de usar um dispositivo, sua "cara") era textual.
Interface de texto do Apple I. Nada agradável, né?

Assim, no início dos anos 80, os principais microcomputadores da época eram os da Apple (Apple I e II,) e os da IBM (IBM-PC). Os IBM-PC traziam como Sistema Operacional o MS-DOS (Microsoft - Disk Operational System):

MS-DOS
Nessa época, uma importante empresa de tecnologia mundial, a Xerox, desenvolveu e aprimorou em seus laboratórios duas invenções que revolucionaram o mercado da tecnologia: o mouse e a interface gráfica.

Interface gráfica
Uma Interface gráfica é aquela que utiliza gráficos (imagens, tabelas, desenhos e outros esquemas gráficos) no lugar de texto, para que o usuário interaja com o computador. Isso facilitou o uso dos computadores e foi responsável por popularizar essas interessantes máquinas ao "usuário comum".
Interface gráfica do Lisa.
Assim, um dos primeiros computadores pessoais a implementar a interface gráfica foi o Apple Lisa. O sucesso foi tão grande que a empresa passou a ser uma das maiores de todos os tempos no ramo da tecnologia da informação. Por outro lado, outra empresa, a Microsoft, também desenvolvia seu Sistema Operacional baseado em interface gráfica: o Windows, que viria a se tornar o padrão das máquinas pessoais atuais.

32 bits ou 64 bits?
Hoje em dia a maioria dos Sistemas Operacionais é 32 bits ou 64 bits. Mas o que quer dizer isso? Bem, tecnicamente, esses números são a palavra do processador. Assim como em língua natural humana temos a letra como menor dado, a um grupo de letras que tenha sentido chamamos palavra. No computador temos o bit como menor dado, e a palavra como grupo de bits com alguma informação. Assim como na língua natural as palavras variam de tamanho, atualmente há Sistemas Operacionais que se comunicam com o hardware por 32 bits ou 64 bits. Assim, temos o Windows 32 bits ou a versão Windows 64 bits, ok?

Entendido isso, vamos conhecer mais esses sistemas operacionais.

Microsoft Windows

O Windows surgiu em meados da década de 80, quando Bill Gates desenvolveu seu Sistema Operacional, baseado no sistema Operacional da Apple. Hoje em dia é o Sistema Operacional mais utilizado em máquinas Desktop/Notebooks. Atualmente está em sua versão de número 10.
Segue breve histórico das principais versões:

Microsoft Windows 1.0
O Microsoft Windows 1.0 foi lançado em 1981 e trazia janelas (windows, em inglês), ao invés das terríveis linhas de comando. Não sofreu muitas mudanças até sua terceira versão.

Windows 95
O Windows 95 foi lançado em 24 de agosto de 1995. Ele era um Windows completamente novo. A diferença em relação ao Windows 3.0 era muito grande e ocorreu uma mudança radical na forma da apresentação da interface. Introduziu o Menu Iniciar e a Barra de Tarefas. Enquanto Nesta versão, o MS-DOS perdeu parte da sua importância visto que o Windows já consegue ativar-se sem precisar da dependência prévia do MS-DOS. As limitações de memória oferecidas ainda pelo Windows 3.0 foram praticamente eliminadas nesta versão. O sistema multitarefa tornou-se mais eficaz. Utilizava o sistema de arquivos FAT-16. Os arquivos puderam a partir de então ter 255 caracteres de nome (mais uma extensão de três caracteres que indica o conteúdo do arquivo, facilitando assim sua identificação e podendo ser associado para abertura em determinados programas). A partir da revisão OSR 2.1, incluía o suporte nativo ao Barramento Serial Universal (USB) e Ultra DMA (UDMA) e podia ter como base o sistema de arquivos FAT32.

Windows 98.
Esta versão foi lançada em 25 de Junho de 1998. Foram corrigidas muitas das falhas do seu antecessor. A maior novidade desta versão era a completa integração do S.O. com a Internet. Utilizava o Internet Explorer 4. Tinha como sistema de arquivos padrão o FAT 32. Melhorou bastante a interface gráfica. Incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB (Universal Serial Bus) de forma nativa. Mas, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções, era também mais lento e mais instável. Nessa versão, nasce a restauração de sistema via MS-DOS (Scanreg.exe /restore). A restauração de sistema visava corrigir problemas retornando o computador a um estado anteriormente acessado (ontem, antes de ontem, etc). Teve uma versão chamada 98 SE (Second Edition), que melhorou sua estabilidade e trouxe muitas melhorias, inclusive gráficas.

Windows 2000
O Microsoft Windows 2000 foi um sistema operacional preemptivo, gráfico e de fácil aprendizagem que foi desenvolvido para trabalhar com um ou mais processadores de 32 bits em computadores na arquitetura x86 e 64 bits na arquitetura IA64. Foi lançado em 17 de fevereiro de 2000.
Todas as versões do Windows 2000 usam originalmente o sistema de arquivos do Windows NT, o NTFS (New Tecnology File System), e que, por ser muito mais estável que o FAT 16/32, acabou virando o padrão de todas as versões do Windows a partir de então.

Windows XP
O Windows XP foi uma família de sistemas operacionais de 32 e 64 bits produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks, tablets e media centers. O nome "XP" deriva de eXPerience. O Windows XP é o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pela Microsoft construído em nova arquitetura e núcleo (Windows NT 5.1). Foi lançado no dia 25 de Outubro de 2001 e mais de 400 milhões de cópias estavam em uso em Janeiro de 2006. Foi sucedido pelo Windows Vista lançado para pré-fabricantes no dia 8 de Novembro de 2006 e para o público em geral em 30 de Janeiro de 2007. Suas vendas cessaram no dia 30 de Junho de 2008, porém ainda era possível adquirir novas licenças com os desenvolvedores do sistema até 31 de Janeiro de 2009.

Windows Vista
O Windows Vista foi lançado em 22 de Julho de 2005, mais de cinco anos depois da introdução do seu predecessor, o Windows XP, sendo o período mais longo entre lançamentos consecutivos de versões do Microsoft Windows. O Windows Vista possui novos recursos e funções dos que os apresentados por sua versão anterior o Windows XP, como uma nova interface gráfica do usuário, apelidada de Windows Aero. Entretanto, tais melhorias visuais (por isso o nome Vista) acabaram por tornar o sistema muito lento e "pesado" para muitas máquinas.

Windows 7
O Windows 7 é uma versão do Microsoft Windows, uma série de sistemas operativos produzidos pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores domésticos e empresariais, laptops, tablets e PCs de centros de mídia, entre outros.Foi lançado no dia 22 de julho de 2009.

Diferente do Windows Vista, que introduziu um grande número de novas características, Windows 7 foi uma atualização mais modesta e focalizada para ser mais eficiente, limpo e mais prático de usar, com a intenção de torná-lo totalmente compatível com aplicações e hardwares com os quais o Windows Vista já era compatível.
Windows 8

A penúltima versão lançada, o Windows 8.1, é um sistema operacional com visual diferenciado, pois foi concebido para rodar em máquinas com toque na tela (touchscreen), apresentando boa performance em uma grande gama de computadores, tablets e Notebooks Híbridos de variadas configurações. O layout também sofreu algumas modificações, para que seja mais fácil encontrar o que você precisa, quando precisa, permitindo que o usuário ganhe tempo em tarefas rotineiras.

Um dos pontos interessantes desta versão do Windows, é o novo menu Iniciar com o estilo Metro. Ao mover o ponteiro do mouse no canto inferior esquerdo, você pode tanto visualizar os seus arquivos e programas da maneira clássica, como os aplicativos da Windows Store, além da busca mantida do Windows 7. A área de trabalho foi mantida, para acesso aos arquivos como nas versões anteriores, por pastas e menus de navegação intuitivos, permitindo fácil adequação dos usuários ao Windows 8 como um todo. Dentro das melhorias do Windows 8, também é notável que a Microsoft melhorou na velocidade de início e das tarefas básicas como abrir e usar programas. Entretanto as mudanças não agradaram boa parte dos usuários, acostumados com o menu iniciar e com os ícones das versões anteriores, o que levou ao desenvolvimento da próxima versão.

Windows 10. A atual versão do S.O.
A Microsoft lançou o Windows 10 no dia 30 de setembro de 2014 e em seu lançamento foi enfatizado o retorno do Menu Iniciar de que tanto os utilizadores sentiam falta.
Quanto ao design, houve muitas alterações quando se compara com a versão anterior (Windows 8.1). A promessa do novo Windows é de unir o melhor de dois mundos que se tornaram distantes (Windows 7, focado em desktops, e Windows 8.1, focado em tablets). Outro recurso apresentado foram as novas Live Tiles, que podem ser inseridas agora, ao lado do Menu Iniciar, e dimensionadas, tal como no Windows 8.1. Além disso, o Windows 10 traz diversos novos recursos e inovações que superam, em quantidade, as apresentadas no Windows Vista. Diversos recursos e funcionalidades foram substituídas/remodeladas ou, simplesmente, deletadas, tornando o sistema mais limpo e fluido. Funcionalidades comuns, como calculadora por exemplo, foram substituídas pelos Aplicativos Universais. Se o usuário ainda não desejar ter o menu iniciar de volta, pode substitui-lo pela Tela Iniciar clicando com o botão direito sobre a barra de ferramentas e, na aba "Menu Iniciar", desabilitar a opção "Usar o Menu Iniciar ao invés da Tela Iniciar". No dia 29 de julho de 2015, a versão final do Windows 10 foi lançada pela Microsoft.

Embora o Windows tenha se tornado padrão dos PC's atuais, muitos outros S.O.'s estão disponíveis para os usuários. Um muito utilizado, principalmente por programadores, é o Linux.

Linux

Tux. O logotipo do Linux.

Linux é um termo popularmente empregado para se referir a sistemas operacionais que utilizam o Kernel Linux. O núcleo (ou kernel, em Alemão) foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL (versão 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença. O desenvolvimento do Linux é um dos exemplos mais proeminentes de colaboração de software livre e de código aberto.

Normalmente, o Linux é encontrado em uma distribuição Linux, seja para um computador ou para um servidor. Algumas distribuições Linux populares incluem Arch Linux, CentOS, Debian, Fedora Linux, Linux Mint, openSUSE, Ubuntu, além de distribuições focadas para usuários corporativos, como o Red Hat Enterprise Linux ou o SUSE Linux Enterprise Server. Uma distribuição Linux inclui o núcleo Linux, bibliotecas e utilidades, além de aplicações, como a suíte de escritório LibreOffice, um navegador de internet (normalmente Mozilla Firefox), entre outras aplicações.

Mas será que somente o Linux faz frente ao Windows? Continue lendo pra descobrir.

MacOS

macOs
MacOS é um sistema operacional proprietário desenvolvido, fabricado e vendido pela Apple Inc., destinado exclusivamente aos computadores Mac e que combina a experiência desenvolvida para as versões anteriores do Mac OS com um estável e comprovado núcleo. A última versão do OS X possui certificação UNIX. Até a versão 10.8 (Mountain Lion) chamava-se Mac OS X, e entre esta versão e a versão 10.11 (El Capitan) chamava-se OS X. A versão do Sistema Operacional para smartphones da Apple chama-se IOS. Aliás, falando em sistemas para dispositivos mobile, não poderíamos deixar de citar o mais famosos deles: o Android.

Google Android

Android 

Android é um sistema operacional baseado no núcleo Linux e atualmente desenvolvido pela empresa de tecnologia Google. Com uma interface de usuário baseada na manipulação direta, o Android é projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque como smartphones e tablets; com interface específica para TV (Android TV), carro (Android Auto) e relógio de pulso (Android Wear). O sistema operacional utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objetos virtuais e também de um teclado virtual. Apesar de ser principalmente utilizado em dispositivos com tela sensível ao toque, também é utilizado em consoles de videogames, câmeras digitais, computadores e outros dispositivos eletrônicos.

O código do sistema operacional é disponibilizado pelo Google sob licença de código aberto, apesar de a maior parte dos dispositivos ser lançada com uma combinação de software livre e software privado.

Claro que há outros sistemas Operacionais disponíveis, como o Chrome OS e o  FreeBsd, mas sua participação no mercado é mínima.

Conclui-se então que o Sistema Operacional é a "base" onde os Aplicativos são instalados. Assim, não deixe de conferir nosso artigo sobre esses softwares. Vai lá!

Fonte: https://pt.wikipedia.org


Comentários