Bem vindo(a)!

Driver

Você já ouviu falar em Driver? Bom, trata-se de um software que faz a comunicação entre o Sistema Operacional e o Hardware. Ou seja, sem ele, o hardware (Placa de vídeo, som, rede, modem, impressora, etc) não consegue se comunicar com o Sistema Operacional e consequentemente não funciona. Ainda, não confunda com Drive (de Cd-Rom, DVD ou outro dispositivo), aqui tratamos do Driver (com "erre" no final), o software que permite ao hardware funcionar apropriadamente.
Na realidade, hoje em dia os Sistemas Operacionais modernos já trazem uma biblioteca de drivers pré-instalada, que reconhece a maioria dos hardwares básicos, como mouse, teclado, pen-drives, monitores, dentre outros. Por isso que quando você pluga um pen-drive na porta USB de seu micro não precisa instalar nada para que ele funcione, pois o S.O. já tem o Driver desse hardware (pen-drive) instalada. Nesse sentido, um recurso muito interessante dos S.O's atuais é o plug-and-play, quer dizer, o reconhecimento automático de um hardware. É só plugar e usar. Como já dito, o que acontece é que o Sistema Operacional já possui o driver necessário para que um determinado hardware funcione.
Entretanto, hardwares como uma impressora ou de uma placa de vídeo aceleradora 3D, necessitam um driver mais específico e que geralmente não se instala automaticamente. Aí é que o "problema" começa, pois o usuário terá que instalar o driver específico daquele hardware para que o S.O. "enxergue" o hardware. Dessa forma, pergunta-se:

Como descobrir o driver de seu hardware?

No Windows, pressione conjuntamente a combinação de teclas Windows + pause, para surgir a tela acima "Exibir informações básicas sobre o computador". Anote a Edição do Windows (10) e o Tipo de Sistema (64 bits).  
Perceba que no lado esquerdo há o "Gerenciador de Dispositivos". É aí que aparece a lista dos dispositivos (hardwares). 
Máquina com todos os drivers instalados.

Quando há um problema com um dispositivo, como por exemplo, um driver faltando ou com conflito (instalado, mas incompatível com o hardware), aparece um sinal de exclamação em cima de seu ícone:

Quando isso acontece, é necessário instalar o driver. Pra isso, primeiramente temos que ter o driver para instalar. Para isso, há basicamente duas maneiras:
1) Já ter o drive baixado em alguma mídia, como CD, DVD ou Pen-Drive ou;
2) Baixar o drive atualizado no site da fabricante ou outro lugar da internet, como fóruns de tecnologia, sites, blogs ou outros.
Nesse caso, é preciso primeiro identificar o dispositivo de hardware. Geralmente, o nome do dispositivo é composto por fabricante + modelo do dispositivo. Se fosse um carro, por exemplo, seria algo como Fiat (fabricante) Uno (modelo); se fosse um perfume, Natura (fabricante) Kriska (modelo), entendeu? Mas como descobrir o nome do dispositivo?

Uma forma é olhar para o dispositivo. Muitas vezes o nome dele está impresso no próprio dispositivo. 
Impressora HP. Obtido em www.hp.com.br

Placa de vídeo aceleradora 3D GEFORCE GTX 1660Ti. Obtido em www.evga.com


Para notebooks, basta ver o modelo na etiqueta. Esse é um Dell (fabricante) Inspiron 14 Série 5000 (Modelo).

Pronto. Uma vez identificado o dispositivo (HP Laserjet 1160a, por exemplo), basta pesquisar no Google e obter o driver diretamente no site do fabricante.


Porém, para escolher o driver correto, você precisa saber qual o Sistema Operacional, pois terá que baixar o específico do seu S.O.:


Com o driver baixado (ou em alguma mídia), basta clicar no arquivo e seguir o passo-a-passo até a conclusão da instalação.
Uma outra possibilidade é utilizar softwares como Driver Easy (pode baixar em https://www.drivereasy.com/) ou Slim Driver, que realizam uma busca na máquina e atualiza os drivers de forma automática. O ruim nessa opção é que na maioria das vezes esses programas são pagos.
Outro problema que pode acontecer é quando justamente o driver do Wi-Fi (conexão de rede sem fio) ou da Ethernet (conexão de rede via cabo) estão sem o respectivo driver. Nesse caso, o jeito é baixar o driver em outra máquina, salvar numa mídia (pen-drive ou dvd por exemplo), levar até a máquina que precisa da configuração e instalar.
Tudo certo? Bem, essa é uma parte essencial para que uma máquina realmente funcione perfeitamente, pois uma máquina pode ser "top" mas se estiver mal configurada, com um driver faltando (ou genérico), por exemplo, pode se tornar uma verdadeira "carroça".
Ficamos por aqui. Continue nos acompanhando e até a próxima!


Comentários